
Passei o dia hoje na Zona Norte, entre Vila Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha e Freguesia do Ó.
São Paulo é uma cidade inacreditávelmente grande.
Na foto, o alto verde à esquerda é o cemitério de Vila Nova Cachoeirinha. Uma enorme parcela destes bairros é feita de favelas com construções de alvenaria, entremeadas de pequenas “ilhas” de ruas arborizadas com construções melhores.
Voce ve como existe uma nova ordem estetica, feita de tijolos baianos que jamais serão rebocados? Veja a estetica da pobreza: tijolo, cimento e fios. e lajes. É assim: Vamos bater uma lage hoje? Depois tem churrasco na laje.
Olá Fernando, moro aqui na Casa Verde próximo a Cachoeirinha e concordo plenamente contigo, este bairro é caracterizado por favelas e ilhas de construções melhores. Isso devido ao vertiginoso crescimento dos anos 70 e 80 do pós ditadura que os municípios ganharam autonomia administrativa gerenciando a cidade sem planejamento e recursos. É um assunto muito a ser discutido. Abraços.
EU MORO AO LADO DO CEMITERIO E NÃO ACHO QUE É FAVELA,,,FAVELA É BARRACO DE MADEIRA,NÃO CASA DE TIJOLO BAIANO,TA QUERENDO DIZER QUE MORO NA FAVELA E SOU FAVELADA???????
Viviane,
A definição de favela não passa necessáriamente pelo material usada na construção das casas. Uma casa de madeira não é necessáriamente um barraco, assim como um cômodo construido precariamente em alvenaria não constitui uma casa segura e regular.
Trabalho como gestor ambiental, essa região eu conheço bem e é bem pobre mesmo mas, o que predomina por aí não são exatamente favelas, são bairros precários… Muita gente confunde mesmo. Na verdade as favelas nesta região ocupam apenas uns 5% da mancha urbana. Os bairros precários possuem casas bem simples, mal acabadas, moradores simples, em geral migrantes pobres, mas as pessoas pagam tributos, não são áreas ilegais!